Entre em contato
(44) 3027-2300

Conhecendo os produtos Fortgreen - ACA Plus, Awaken e Zc Full Patriot

25 de agosto de 2017 - Cleyton Domingos - Produtos

Conhecendo os produtos Fortgreen - ACA Plus, Awaken e Zc Full Patriot

                Segundo os pesquisadores Menten e Moraes (2010) o tratamento de sementes, no sentido amplo, é a aplicação de processos e substâncias que preservem ou aperfeiçoem o desempenho das sementes, permitindo que as culturas expressem todo seu potencial genético. Inclui a aplicação de defensivos (fungicidas, inseticidas), produtos biológicos, inoculantes, estimulantes e micronutrientes. Nesse sentido a Fortgreen conta hoje com produtos específicos destinados a este fim, são os produtos da linha TS representados pelo ACA Plus, Awaken e Zc Full Patriot. Todos eles apresentam como ingrediente ativo, o acetato de zinco amoniacal, molécula patenteada pela empresa norte americana Loveland Products, pH próximo a neutralidade (entre 6,5 e 7,0) e ausência total de fitormonios sintéticos, que são comuns em produtos destinados ao tratamento de sementes. O ACA Plus apresenta em sua composição nitrogênio (N) e zinco (Zn), enquanto que o Awaken e Zc Full Patriot contem N, Zn, manganês (Mn), ferro (Fe), cobre (Cu), boro (B) e potássio (K). As recomendações de cada produto encontram-se no Quadro 1.



 *Tratar somente se for plantar no dia seguinte, uma vez que, a aplicação desse produto há a necessidade de um tempo maior de secagem (mínimo de um dia)



               Os produtos agem nas sementes promovendo uma germinação mais uniforme e padronizada, preservando o vigor e diminuindo o número de plantas “vencidas ou dominadas” que são aquelas plantas mais fracas que tendem a ser menos produtivas e mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças. Além disso, eles promovem maior enraizamento, maior área foliar e diâmetro de colmo (característica que aumenta a resistência ao acamamento) e consequentemente maior tolerância aos estresses ambientais, por exemplo, a seca, como pode ser visualizado na Figura 1.


 


Figura 1: Imagens de vasos com e sem tratamento com ACA Plus 20 dias após a semeadura e com a indução de estresse hídrico durante três dias. Fortgreen 2015.


               Em plantas leguminosas (soja e feijão), a utilização de ACA Plus ou Zc Full Patriot aumentam o número de rizóbios nas raízes, (bactérias responsáveis pela fixação biológica do nitrogênio) principalmente por apresentarem pH próximo a neutralidade e induzir a formação de raízes laterais. Em termos de produtividade, a média de incremento desses produtos na soja em condições normais varia de dois a cinco sacos por hectare, todavia quando ocorre algum estresse durante ou após o plantio essa diferença tende a ser maior, podendo chegar a 10 sacos por hectare.

Compartilhar:


Veja mais noticias dessa categoria: Produtos